Sistemas e Interfaces

postado em 01/06/2015


  • Os usuário da web e de outros sistemas tecnológicos, de modo geral, executam diversas tarefas ao mesmo tempo, como por exemplo, acessar as redes sociais, enquanto realiza uma pesquisa no Google, ouve música no iTunes,  em outra aba tem a janela de e-mail aberta e assim navegam na web em busca de algo que lhes satisfaçam de acordo com suas Necessidades de Informação e entretenimento.

     

    Neste oceano de informação, onde internautas de todo mundo tem acesso ao conteúdo, com diferentes objetivos, grau de instrução e culturas distintas, torna-se vital simplificar ao máximo o sistema e a interface que o usuário vai interagir para que ele possa cumprir o objetivo que o levou acessar determinada página na web e assim ter uma experiência agradável para que ele retorne ao site.

     

    Quando se vai desenvolver um sistema, deve-se evitar que os usuários fiquem se perguntando por itens desnecessários para não tirar o foco de seu objetivo principal, como KRUG (2008) expõe:

    O usuário não deveria gastar nem um milissegundo para considerar clicar ou não em um determinado link ou menu do website. Estas sessões, categorias clicáveis devem estar óbvias para quem irá interagir. A questão é que, quando o usuário utiliza a web, cada dúvida aumenta o trabalho desta interação distraindo a atenção para realizar a tarefa.

     

    Para evitar essa dispersão da atenção do usuário, sugere-se que elimine as possíveis perguntas que o usuário pode fazer ao estar no site e como utiliza-lo. O objetivo deve ser que cada página seja clara, do jeito que em apenas uma olhada rápida o usuário comum saiba o que ela é e como usa-la.

     

    A aparência das formas, os nomes bem escolhidos, a organização da página e a pequena quantidade de texto cuidadosamente colocado devem trabalhar juntos para criar um reconhecimento quase instantâneo do que se trata. Se não for possível torna-la clara o suficiente , é indicado que ela seja ao menos auto-explicativa.  De acordo com KRUG (2008):

    Uma das melhores formas de tornar uma página fácil de ser compreendida mesmo se estando com pressa é assegurando-se de que a aparência das coisas na página – todas as dicas visuais – mostre com clareza e precisão os relacionamentos entre si e as que fazem partes de outras. Em outras palavras, cada página deve ter uma hierarquia visual clara.

     

    Ou seja, para construir um website é importante saber categorizar de forma correta cada informação, dispor de forma adequada cada menu e rótulo de navegação, explicitar todas as áreas clicáveis no website, ter compreensão profunda do comportamento do público que se pretende alcançar afim de direcionar a linguagem e conteúdo relevante e proporcionar a melhor experiência possível nesta interação com o usuário.

     

    Escrito por:

    Carlos Eduardo Navarro Machado

    LUMINON- CEO – Diretor de Comunicação & Marketing

    ESPM – Pós-graduado em Marketing & Design Digital

    FACHA – Bacharel em Comunicação Social

    Habilitação em Publicidade & Propaganda