Para dar sequência a uma compreensão abrangente sobre o tema Experiência do usuário (UX), se faz necessário aprofundar-se um pouco mais à respeito dos sentimentos e percepções do ser-humano em relação aos produtos/ serviços.
O ser-humano é o mais complexo dos animais com uma estrutura cerebral ainda mais complexa e poderosa, pois possuem consciência de seu papel no mundo. O indivíduo pode refletir e aprender com suas experiências e se prepararam para o futuro.
De acordo com NORMAN (2004), o ser-humano é resultado de três níveis de Estrutura do cérebro: o nível visceral, comportamental e reflexivo.
Para melhor entendimento da aplicação da EU/UX, deve-se levar em consideração o que o cientista cognitivo chama de “os três níveis de design”: O Design visceral diz respeito aos aspectos físicos e ao primeiro impacto causado por um produto.
O Design comportamental diz respeito ao uso sob o ponto de vista objetivo e refere-se à sua função, à facilidade com que o usuário o compreende e o opera e demais aspectos relacionados ao modo como o produto “se comporta” junto ao usuário.
O design reflexivo diz respeito ao uso sob o ponto de vista subjetivo e abrange as particularidades culturais individuais, memória afetiva e os significados atribuídos aos produtos e a seu uso entre outros aspectos da ordem do intangível .
Observa-se que não é possível desenvolver a Experiência do Usuário através do design sem a dimensão visceral, comportamental e reflexiva. Elas devem estar entrelaçadas . Esses três componentes combinam ao mesmo tempo emoções e cognição.
NORMAN (2004) reafirma que enquanto a emoção é quente, irracional e animalesca, a cognição é fria, humana e lógica.
Boa parte do comportamento humano é subconsciente abaixo da percepção do consciente. A consciência chega depois, tanto na evolução quanto na maneira como o cérebro processa as informações.
Muitos julgamentos já foram determinados antes dos indivíduos alcançarem o nível da consciência. Tanto o afeto quanto a cognição são sistemas de processamento de informação, mas possuem funções diferentes como aponta NORMAN (2004):
O Sistema afetivo faz julgamento e rapidamente ajuda as pessoas a determinarem as coisas no ambiente que são perigosas ou seguras, boas ou ruins. O Sistema cognitivo interpreta e explica o sentido lógico do mundo.
A emoção é a experiência consciente do afeto, completando com a atribuição de sua causa e identificação dos objetos.
Desta forma entende-se que tudo que é feito tem ao mesmo tempo um componente cognitivo para atribuir significado e afetivo para atribuir valor.
Por este motivo é tão importante o conhecimento do comportamento dos indivíduos antes de ousar criar algo para ele, pois caso este sistema o desagrade é provável que ele desista de utilizar além dos sentimentos, percepções e experiências negativas que serão associados a este produto que não cumpre sua promessa.
A Luminon agrega estes e outros conhecimentos nos projetos que realizamos para garantir que o serviço seja desenvolvido com total eficácia e eficiência.
Escrito por:
Carlos Eduardo Navarro Machado
LUMINON- CEO – Diretor de Comunicação & Marketing
ESPM – Pós-graduado em Marketing & Design Digital
FACHA – Bacharel em Comunicação Social
Habilitação em Publicidade & Propaganda