Usabilidade Digital

postado em 02/03/2015


  • A usabilidade em meios digitais, como na internet, é um termo muito utilizado também nas novas mídias. A importância de entender as necessidades dos interagentes no ambiente virtual facilita a compreensão do conteúdo disponibilizado, fazendo-o auto-suficiente nos cliques do hipertexto.

     

    Até quem tem dificuldade motora ou problemas de navegação por falta de conhecimento técnico poderá alcançar o que deseja, quando o produtor da informação respeita os processos de usabilidade, deixando o usuário da página web mais à vontade e independente. TEIXEIRA (2014) afirma que, a Usabilidade ganha força e sentido, com base na definição apresentada e está relacionada com a apropriação que as pessoas fazem do produto e a finalidade que elas determinam para ele .

     

    Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade que as pessoas podem empregar em uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto. PREECE, ROGERS E SHARP (2002) , a Usabilidade pode garantir que os produtos sejam tão fáceis de aprender quanto agradáveis de usar, mas outros aspectos também podem ser responsáveis pela adoção de um produto, tais como a eficácia e a eficiência relacionadas com o seu uso . Pela definição da International Organization for Standardization (ISO), usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico (ISO 9241-11). Medida, aqui, deve ser entendida como valores resultantes de uma medição e os processos utilizados para se obter aqueles valores. A efetividade permite que o usuário alcance os objetivos iniciais de interação, e tanto é avaliada em termos de finalização de uma tarefa quanto também em termos de qualidade do resultado obtido. Eficiência se refere à quantidade de esforço e recursos necessários para se chegar a um determinado objetivo.

     

    Os desvios que o usuário faz durante a interação e a quantidade de erros cometidos pode servir para avaliar o nível de eficiência do site. A terceira medida de usabilidade, a satisfação, é a mais difícil de medir e quantificar, pois, está relacionada com fatores subjetivos. De maneira geral, satisfação se refere ao nível de conforto que o usuário sente ao utilizar a interface e qual a aceitação como maneira de alcançar seus objetivos ao navegar no site. Conclui-se que a Usabilidade ganha força e sentido, com base nas definições apresentadas e, para outros autores, também concordando com as dimensões já propostas, ainda está relacionada com a apropriação que as pessoas fazem do produto e a finalidade que elas determinam para ele.

     

    A Luminon Digital aplica estes conhecimentos nos projetos desenvolvidos, para satisfazer de forma plena o usuário e os objetivos corporativos de nosso cliente. Muito obrigado!

     

    Escrito por:

    Carlos Eduardo Navarro Machado

    LUMINON – CEO – Diretor de Comunicação & Marketing

    ESPM – Pós-graduado em Marketing & Design Digital

    FACHA – Bacharel em Comunicação Social

    Habilitação em Publicidade & Propaganda