Experiência do Usuário (UX /EU)

postado em 05/04/2015


  • Nos dias atuais é pouco provável que um produto e / ou serviço sobreviva no mercado, seja qual for o segmento, se este determinado produto/serviço não tiver todos os esforços centrado no ser-humano, desde a concepção da ideia, passando pelos testes de protótipos até mesmo na automação de sistemas e organização operacional interna dos diversos setores da empresa.

     

    O usuário deve participar em todas as fases do processo de criação e desenvolvimento do projeto junto aos engenheiros, Designers de interação e interface, profissionais de Comunicação e Marketing, etc.

     

    Com o objetivo de oferecer aos empreendimentos tais conhecimentos aplicados em seu negócio, será exposto a seguir uma série de conceitos e perspectivas sobre o assunto Experiência do Usuário que demonstram a utilidade, necessidade e eficácia desta metodologia nos projetos.

     

    Conceitos e definições

    Para compreender o assunto proposto, vale explicitar o significado de Experiência do usuário (EU), do inglês User Experience (UX).

     

    Experiência do Usuário envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um determinado produto, sistema ou serviço. De acordo com NORMAN (2004):

     

     Além de forma física e funções mecânicas, os objetos assumem “forma social” e “funções simbólicas”. Devemos projetar produtos com foco nas emoções e com a intenção de proporcionar experiências agradáveis. A Experiência do usuário envolve os campos das ciências da psicologia cognitiva, ciência da computação, ciência da comunicação e engenharia, campos de trabalhos analíticos cujo os membros orgulham-se do rigor científico e raciocínio lógico .

     

    Ou seja, a Experiência do Usuário é de natureza subjetiva, pois é sobre a percepção e pensamento individual, no que diz respeito ao sistema. É dinâmica, pois é constantemente modificada ao longo do tempo, devido à evolução das circunstâncias e inovações.

     

    EU/UX destaca os aspectos afetivos, experienciais, significativos e valiosos da interação humano-computador e propriedade do produto. Além disso, inclui as percepções de uma pessoa dos aspectos práticos, tais como a utilidade, facilidade de utilização e a eficácia do sistema. Para NORMAN (2004):

     

     “Uma das maneiras pelas quais as emoções trabalham é por meio de substâncias químicas neuroativas, que penetram determinados centros cerebrais e modificam a percepção, o comportamento e os parâmetros de pensamento. As emoções são inseparáveis da cognição e fazem parte de um sistema de julgamento do que é bom ou ruim, seguro ou perigoso e de formulações de juízo de valor que nos permite sobreviver melhor”.

     

    De acordo com o que foi exposto as emoções são guias constantes na vida do ser humano afetando a maneira como se comportam, pensam, tomam decisões e interagem uns com os outros. NORMAN (2004) afirma ainda que “a emoção torna o indivíduo inteligente”.

     

    A ISO 9241-210111 define a experiência do usuário como “as percepções e reações de uma pessoa que resultam do uso ou utilização prevista de um produto, sistema ou serviço.” De acordo com a definição da ISO, experiência do usuário inclui todas as emoções, crenças, preferências, percepções, respostas físicas e psicológicas, comportamentos e realizações do usuário que ocorrem antes, durante e após o uso.

     

    A ISO também lista três fatores que influenciam a experiência do usuário: o sistema, usuário e do contexto de uso.

     

    Desse modo, observa-se a importância de projetar levando em consideração quais percepções e sentimentos o usuário vai ter ao interagir com determinado artefato ou sitema, também, deve ser analisado qual o ambiente e a forma que será utilizado para que este indivíduo tenha a melhor experiência possível proporcionada por esta interação.

     

    A Luminon utiliza no desenvolvimento de seus projetos e dos seus clientes estes e outros conhecimentos para viabilizar suas ideias e  sistemas, para que os usuários possam de fato ter uma interação produtiva e uma experiência prazerosa.

     

    Escrito por:

    Carlos Eduardo Navarro Machado

    LUMINON – CEO – Diretor de Comunicação & Marketing

    ESPM – Pós-graduado em Marketing & Design Digital

    FACHA – Bacharel em Comunicação Social

    Habilitação em Publicidade & Propaganda